Maio Rosa: Festa da Pastoral do Menor para as Mães

Foi um dia festivo, alegre, fraterno, agradável, colorido: cheio de rosas! É assim que podemos descrever sobre esse nosso encontro para homenagear as mães

Foi um dia festivo, alegre, fraterno, agradável, colorido: cheio de rosas! É assim que podemos descrever sobre esse nosso encontro para homenagear as mães inscritas no projeto da Pastoral do Menor Paroquial de Santa Cecília neste ano de 2024.
Nossa alegria em receber as famílias assistidas, que vieram receber nossa singela, porém calorosa homenagem, como também fizemos um Chá de Fraldas para uma futura Mãezinha, como acolhimento para essa gestante inscrita recentemente no grupo.

Nossa imensa gratidão pelas Palestrantes do dia, pela atuação dos Agentes de Pastorais da PM, também pela adesão de novos membros que integraram na equipe como voluntárias, sejam bem vindas! Obrigada por atender ao chamado de Deus!
Como exemplo disso queremos agradecer recentemente essa adesão à Professora Silvia, que tem nos agraciados com sua presença como Agente de Pastoral, já atuando no Reforço Escolar de nossas crianças.

Exaltando Pentecostes, iniciou o evento às 15h, no 3° piso da Rua Canuto do Val, n°170 invocando a presença do Espírito Santo sobre todos nós, com muita alegria. As palestras do dia giraram sobre o tema: “Mães”.

A primeira realizada pela Psicóloga Carolina Carraro, que explicou sobre o seu papel e atuação na nossa pastoral. E a sua dissertação foi em torno da “Mulher”, sua importância e relevância no desenvolvimento da família. Aquela mãe e mulher que precisa dirigir, direcionar, crescer, proporcionar o bem estar de si e do filho, nesta sociedade machista e condicionada. O que a mulher representa e a sua responsabilidade no crescimento da sua casa. Seu desempenho e o modo como ela, a mulher; sabe driblar os percalços e dificuldades por se tornar uma mãe sozinha.

Já na segunda palestra proferida pela Dona Zilda, ela trouxe o lado Maternal, o da mãe, que é o espelho vivo da Virgem Maria. A graça, a dedicação e a entrega que a maternidade trás a cada uma dessas mulheres. Que amor; elas espelham a dádiva de Maria, Mãe e Senhora. Todas aceitam receber um pequeno ser dentro de si, anulando-se em favor da vida, sob às bênçãos e a proteção do manto da Nossa Mãe e Advogada. Maria, Mãe e Senhora de todas as mulheres.
Ela cantou com as nossas crianças e se encantou com todas elas, principalmente do nosso trabalho como um Apostolado na igreja.

A Agente de Pastoral Rose trouxe uma dinâmica para o grupo que envolveu o tema de base da pastoral do menor, desenvolvido pelo criador Dom Luciano de Almeida – que é ascender a luz de uma criança pois ela assim estimulada, crescerá. Iluminar os seus caminhos fará grandes feitos.

As crianças fizeram leituras com mensagens e homenagens para as mães. Teve uma criança que juntamente com seu pai confeccionou uma lembrancinha para darmos a todas mães.

A Vice-coordenadora Dra Maritza incentivou o grupo para a oração e forneceu algumas peças de terços para as famílias continuarem com essa prática de aprender e ensinar seus filhos a recitação do rosário.

Houve uma participação e ajuda significativa de todo os agentes e até de algumas mães assistidas, para que pudéssemos realizar esse encontro; na criação dos enfeites, das lembrancinhas, na decoração do ambiente, inclusive recebemos também doações do Restaurante Fuad. Recebemos auxílio de várias formas para compor a mesa para uma farta e bela confraternização.

Exaltamos a vida e já dando boas vindas a Alice, a mais nova integrante da pastoral, com este CHÁ DE FRALDAS para sua mamãe, e o tema dessa nossa confraternização do mês de maio rosa, girou em torno de todas as MAMÃES da Pastoral do Menor Paroquial de SantaCecília!

Uma mãe foi assistida pela Dra Juslaine e deu um depoimento se sentindo agradecida, reforçando para todos ali presentes, o amor, a atenção e a seriedade da nossa pastoral diante daquilo que ela precisou e foi atendida prontamente, exaltando aquilo que propusemos oferecer. Reforçando assim para as demais o interesse pelo que representamos.

Sempre procuramos fazer saber que a pastoral do menor não é uma ONG, assistencialista; o nosso agir é acompanhar e ajudar a criança/adolescentes no desenvolvimento psicológico, social e dar apoio para o bem viver em sua familia, na comunidade e na igreja. E em alguns momentos dessa caminhada, fazemos eventos alegres, solidário e comemorativos, como esse hoje. Nós como elementos auxiliares desse processo de evolução, gostaríamos de fazer saber a que viemos: SOMENTE AJUDAR!
NO QUE PODEMOS SERVIR?

Obrigada a todos que ajudaram e participaram de alguma forma para que esse evento tornasse possível.
Gratidão!

Paz e bem!

Notícias Relacionadas